ENSAIO do texto “Ser Leve e Líquido” de Zygmunt Baumann

abril 5, 2009 às 1:21 am | Publicado em SOCIOLÓGICO | 3 Comentários
Tags: , ,

 

trabalhadoropresso

A propriedade que faz com que um material qualquer, formado por átomos, seja maleável à ocupação do espaço é a capacidade de ser fluido ou não, sendo que a “Fluidez” é a qualidade de líquidos e gazes. A diferença entre a matéria Fluida e a Sólida esta na capacidade de manter ou não sua forma original quando submetida por uma força tangencial sobre si, do qual as formas gasosas e líquidas serão, independentemente da força, deslocadas e, assim, alteradas de seu/sua formato/rota.

Se analisarmos a perspectiva linear com que Marx explana sobre a evolução temporal das sociedades, teremos argumentos suficientes para compreender o quão sólido, enclausurado de fluidez, é o sistema capitalista. Durante a idade média, o homem detinha dogmas rígidos que eram expressos de maneira coletiva e não subjetivamente privada como, aparentemente, é a sociedade pós-moderna. Os reis detinham poder soberano, eram déspotas esclarecidos ou não, de maneira que a sociedade se mantinha sólido no que condiz às mudanças, dificultando assim as ações e pensamentos da burguesia ascendente. A igreja detinha poder suficiente para manipulação das vontades e desejos da sociedade- como um todo – as manifestações de libertinagem ou contra os dogmas instituídos seriam condenadas com o sacrifício da própria vida.

Com a revolução industrial, o mundo parecia ganhar uma nova roupagem no campo político, econômico e social – com estatutos que pudessem tornar a sociedade liberta dos preceitos da idade anterior (idade média). Os enciclopedistas escreveriam teses que andarilhavam entre: “liberdade, igualdade e fraternidade”, denotando a divisão dos três poderes, liberdade de expressão, afastar-se ao pensamento que não a razão e etc… Como alternativa de alcançar o tri-pé da ideologização burguesa dos iluministas. A escravidão era repudiada pelos países capitalistas – onde as monarquias já não teriam mais uma voz soberana – tornando assim a sociedade, de direito, imune aos preceitos desiguais, politicamente.

Essa sociedade de novos preceitos, “novo perfil administrativo”, parecia romper com a estrutura sólida em que regia o período feudal, dando-nos a impressão de Fluidez para a subjetividade psicológica humana. Mas o fato é que estas novas estruturas são bastante sólidas do ponto de vista econômico, político e social em que as mobilidades que se ascendem na mesma – grau de fluidez – é altamente controlável pelo sistema – segundo o autor – em que Baumann diz: “Por mais livres e voláteis que sejam os “subsistemas” dessa ordem, isoladamente ou em conjunto, o modo como são entretecidos é “rígido, fatal e desprovido de qualquer liberdade de escolha“.

O capitalismo é o sistema das desigualdades sociais e qualquer forma de ação que tente romper com sua estrutura será controlado e condenado à sua maneira; tal maneira aponta uma espécie de caráter democrático e eficazmente avaliativo ao entendimento das “massas não-críticas” cujo sistema sólido e superficialmente fluído apregoa no peito de cada cidadão. A elite armou consciente todo o padrão social que hoje aparenta ter mobilidade, mas o pobre anda sempre escasso, quando ascende socialmente de sua classe, pratica o mesmo ato consciente que o explorador praticava no tempo em que era explorado.

About these ads

3 Comentários »

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

  1. Como o autor define a modernidade?

    • Olá Raquel!

      Pois bem, nesta passagem, ele demonstra muito bem o que pensa da “pós-modernidade”….“Por mais livres e voláteis que sejam os “subsistemas” dessa ordem, isoladamente ou em conjunto, o modo como são entretecidos é “rígido, fatal e desprovido de qualquer liberdade de escolha

      Ou seja: Ele vê um sociedade em constante modificações, onde o conceito de solidariedade mecânica, já não pode ser muito bem visualizado nesta nova sociedade. Contudo, permanece sólida e por mais que se aparente fluida, em sua carapaça, tem uma relação rígida(sólida) entre as pessoas, grupos sociais, subsistemas e sistemas. Valores, conceitos bem formatados.

  2. [...] ENSAIO do texto “Ser Leve e Líquido” de Zygmunt Baumann abril, 2009 2 comentários 4 [...]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com. | O tema Pool.
Entries e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: